Criar um Site Grátis Fantástico


ONLINE
2





At 20.24 Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.


Deserto: Lugar de conquistarmos grandes vitórias
Deserto: Lugar de conquistarmos grandes vitórias

TEMA: DESERTO, LUGAR DE CONQUISTARMOS GRANDES VITÓRIAS.

Texto : Ex 13: 17-22; 14:1-14.

João 3.14-15 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.

Introdução

Deserto é um lugar terrível, de difícil acesso, lugar de pavor, de medo de grande desespero.

Ninguém gostaria de viver no deserto, mas há ocasiões em nossas vidas que somos levados para o deserto, por nossas próprias atitudes, ou porque Deus nos leva para nos mostrar alguma coisa.

Deserto é um lugar de sofrimento, mais também, é um lugar que adquirimos, experiência, conhecimento, onde a nossa fé é provada.

No deserto conquistamos grandes vitórias.

José esteve no deserto; Moisés esteve no deserto; Josué esteve no deserto; Elias esteve no deserto; Davi esteve no deserto; Jesus esteve no deserto.

O que tinha de comum entre esses homens de Deus?

Todos estiveram no deserto, porém, nenhum deles permaneceu no deserto!.

Deus, muitas vezes nos coloca no deserto para aprendermos e vivermos valores eternos, mas, jamais nos deixa lá para morrermos.

Podemos extrair algumas lições importantes para o nosso crescimento espiritual, de como, se comportar no deserto, baseado na caminhada do povo de Deus pelo deserto.

1° NO DESERTO, VOCÊ PODE CONTAR COM A PROTEÇÃO DE DEUS

” O Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”.

Em (Ex 13: 17-18) está escrito que foi o próprio Deus quem levou o seu povo para o deserto. “Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e tornem ao Egito. Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto”.

ü  Não importa se você está no deserto, pelas suas próprias atitudes, ou porque Deus te levou para o deserto para te mostrar alguma coisa;

ü  O que importa é que no deserto você pode contar com a proteção de Deus na sua vida.

O Senhor ia adiante do seu povo numa coluna de nuvem durante o dia, e numa coluna de fogo durante a noite.

ü  Assim Deus está com você, por onde quer que você passe, o Senhor te guardará.

ü  Ele será a tua proteção; Ele guiará os seus passos para você não tropeçar.

ü  Pode ser que você esteja no deserto financeiro, emocional, espiritual, Deus é a tua proteção.

 2° NO DESERTO, SAIBA QUE DEUS ESTARÁ POR PERTO, PARA TE GUARDAR E TE PROTEGER DO INIMIGO.

(Ex 13:22) “Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite”.

Às vezes, você pode achar que está sozinho, ou que Deus não se importa com você!

Não pense assim, porque o Senhor te ama.

Talvez você tem olhado em sua volta e não tem enxergado que Deus está com você, devido as dificuldades, os problemas, e por causa das lutas que são tantas.

ü  Talvez o seu deserto esteja fazendo você ter uma sensação de abandono, mas nesta hora tão difícil da sua vida, mesmo você não percebendo, porque a dor é grande, e pelo fato do deserto, não permitir que você possa ver as coisas como verdadeiramente elas são, Deus quer que você confie nele!

Lembre-se que até mesmo Jesus passou pelo deserto!

E quando Jesus estava na angústia do deserto, sendo tentado por Satanás, o refrigério veio do Senhor.

Confie sua vida ao Senhor! Confie sua família ao Senhor! Confie no Senhor!

3° NO DESERTO, VOCÊ PODE CONTAR COM A SOBERANIA DE DEUS

(Ex 14:4) “Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor”.

Deus permitiu que Faraó persegui-se o seu povo!

Foi o próprio Deus quem colocou o seu povo num beco sem saída, mas com tudo isto, o Senhor mostraria para o inimigo de seu povo, e principalmente para Israel, que todo poder está nas suas mãos.

Faraó quando soube que Israel fugia, ele ficou furioso e reuniu o seu exército para perseguir o povo de Deus.

ü  Se você está sendo perseguido, o inimigo quer te destruir, acabar com você, com sua família, destruir com a sua vida, neste deserto você pode contar com a soberania de Deus, com o poder de Deus.

Ele agirá e você verá o livramento do Senhor, Deus mostrará para os seus inimigos e para aqueles que querem ver o seu mal, que Ele é o teu Deus e nada, nada te acontecerá, porque as mão protetoras do Senhor te livrará.

4° NO DESERTO, VOCÊ DEVE CRER E CONFIAR QUE DEUS VAI TE LIVRAR

(Ex 14:13-14) “Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós e vós vos calareis”.

O povo de Israel quando viu que Faraó estava vindo atrás com seu exército, ficou apavorado, com muito medo, pois olhava na frente e não tinha com prosseguir, em sua frente havia o mar, olhara em sua volta e viram só montanhas e atrás, Faraó com muita raiva e com vontade de destruir com o povo de Deus. Nesta hora Israel temeu, ficou apavorado e entrou em pânico.

ü  Quantas vezes, você já ficou nesta situação, você olha e não consegue enxergar uma saída e você percebe que o inimigo está furioso para te destruir, para acabar com sua vida, Deus está falando com você nesta hora: Não temas, não tenha medo, porque Eu sou contigo!

ü  Deus pelejará por você, sossega e veja o livramento do Senhor.

ü  Creia e confia, Deus vai te ajudar, Ele vai te livrar.

5° NO DESERTO, PRECISAMOS TER ATOS DE FÉ, PARA VER O MILAGRE ACONTECER

(Ex 14:15-16) “Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”.

Deus falou para Moisés, levanta a tua vara, e estende a sua mão sobre o mar e divide-o no meio, e depois, ele disse: Porque clamas a mim? Diga para o povo marchar.

ü  A momentos que ficamos sem ação, perplexos diante do sofrimento a luta parece ser tão grande, as tribulações são tantas, que as vezes, ficamos sem saber o que fazer.

ü  O Senhor vai abrir este mar, e você vai passar em segurança, nenhum mal vai te acontecer, porque o Senhor estará como um muro a sua direita e a sua esquerda, para te livrar e te proteger do inimigo, você vai passar por este mar de tribulação, você vai passar por este mar de angustia, você vai passar por este mar de a diversidade, tenha fé, confia em Deus e você vai ver o grande milagre que o Senhor vai fazer em sua vida.

6° NO DESERTO, NÃO SE PREOCUPE COM O INIMIGO, PORQUE O INIMIGO SABERÁ QUE NÃO PODERÁ TE VENCER, PORQUE O SENHOR ESTÁ PELEJANDO POR VOCÊ

(Ex 14:25) “Emperrou-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel porque o Senhor peleja por eles contra nós os egípcios”.

O exército de Faraó, quando viu e percebeu que as rodas dos carros começaram a emperrar e que eles começaram a andar com dificuldade, eles clamaram: Fujamos da presença de Israel, porque o Senhor peleja por eles contra nós.

É assim que Deus faz, o inimigo tem que ver que Deus peleja por você, e ele terá dificuldades para tentar de atingir, veja bem: tentará te atingir, mais ele não terá condição de te atingir, porque Deus dificultará com seu planos e sua ações, e todos os dardos inflamados e setas diabólica que ele lançar sobre a sua vida serão em vão, porque é o Senhor que peleja por você.

Conclusão

João 3.14-15 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.

Não é fácil quando estamos passando pelo deserto.

Quando isto acontecer você pode contar com a ajudado do Senhor.

Para livrar o povo de um fulminante ataque de serpentes no deserto, Deus mandou Moisés erguer uma serpente de bronze no deserto, a fim de que todos quantos fossem picados pela serpentes, olhando para a estatua de bronze eram curados.

Deus ergueu Jesus na cruz do Calvário, para todo aquele que olhar e crer, seja salvo. Por que não há deserto maior, e pior, do que o deserto da morte eterna.