SOU BATISTA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA!!!!!
Esta declaração pessoal não é um arroubo de orgulho denominacional, ou bairrismo religioso. É tentativa de responder aos mexericos de bastidores de pessoas que estão de longe, observando a ação de Deus na PIBL, e ficam especulando sobre o que tem acontecido aqui.
Ser batista não é manter estruturas arcaicas e ineficientes; não é ter um estilo de culto focado no século XIX; não é manter uma centralização religiosa no "Templo-Igreja", em um discurso de evangelismo sem inclusão.
Não, galera, não mudei meus princípios e doutrinas. Não "apostatei" da CBB. Não me rendi à numerolatria, ao pragmatismo secularista nem à transigência relativista com o pecado.
O que estamos experimentando aqui, na PIBL, é a experiência de não apenas evangelizar, mas discipular pessoas. Temos buscado uma igreja relacional, que se insere na Comunidade e busca despertar cada membro para o cumprimento de sua missão integral, como servo do Senhor. Mas o crescimento que temos experimentado tem gerado muita maledicência!
Creio que Deus nos criou com propósitos específicos. Utilizando como base a grande comissão e o grande mandamento, entendemos que a igreja existe para adoração, comunhão, discipulado, serviço e evangelismo. Isso aponta para nossa visão ou missão. Sim, somos uma igreja dirigida por propósitos.
Creio que precisamos discipular, e isso não é feito em cursos ou estruturas, mas em vida na vida. Para haver discipulado é preciso um discipulador e um discípulo. Algo relacional, e não institucional. Cada cristão deve se envolver neste processo. Sim, desenvolvemos a visão do MDA!
Entendo que o projeto de Deus é que alcancemos o mundo todo. Quanto mais, melhor. E não apenas alcançar as multidões, mas cuidar bem delas. Sim, estamos crescendo e isso é apenas o começo, temos grandes sonhos para Laranjeiras, Serra, ES, Brasil e o Mundo.
Dessa forma, a mudança de estrutura eclesiástica é saudável e necessária. O que não implica em mudança eclesiológica.
Estamos inseridos na estrutura da CBB, participamos do Plano Cooperativo e projetos missionários, temos funcionando as estruturas denominacionais (MCA, MR, ER, JCA) e faço parte da OPBB-ES.
Não entendo esta preocupação em fazer fofocas a meu respeito e da PIBL. O que se ganha fazendo especulações e propagando inverdades. Sei que o que estou dizendo aqui pode parecer meio ineficiente, pois para os amigos não seria preciso explicação, e para os fofoqueiros nenhuma explicação serve, mas em nome de minha consciência e em respeito à PIBL, uma família que ama e acolhe, me senti impelido a fazer essa declaração pública mesclada com um certo desabafo pessoal,
Pr. Osias Lima Ribeiro